Confira os melhores momentos da I FLISF cuja segunda edição já está marcada para o primeiro semestre de 2018

28 de novembro de 2017

A intenção da Academia Fidelense de Letras, segundo a diretoria – foi realizar um evento no qual pudesse reunir, inicialmente, os escritores fidelenses e demais grupos de manifestações culturais para oferecer a todos os munícipes que amam a literatura em seus mais diversos segmentos, e assim despertar em todos que gostam de ler, um contato direto com as obras dos escritores fidelense, além de integrar as manifestações culturais em seus mais variados segmentos.

O evento foi considerado um momento prazeroso e aprovado por todos que compareceram e acompanharam os quatro dias com uma programação genuinamente fidelense, de modo produzida por aqueles que amam, vivem e respiram a cultura fidelense. Dessa forma, com uma programação cultural variada, a feira literária contou com apoio e participação das editoras – Feira Literária de Arte e Cultura (FLAC) e Casa de Cultura da cidade de Itaperuna RJ.  A FLISF tem tudo para se tornar um evento de peso cultural na Região, assim como é a FLIP de Parati.

Ainda, participaram do evento – o grupo Social Dançarte,  coral masculino da Igreja Batista Memorial, Roda Cultural, escola de música Ritmus, escola de música Amor de Índio, além da performance cenográfica com o ator e dramaturgo Valdemy Braga numa apresentação intitulada “O pequeno príncipe”, acompanhado pela Sociedade Musical Banda 22 de Outubro, Bamadap (banda marcial Dario Portugal Freixo). Ainda, a FLISF contou com a participação de um Sarau dirigido pela professora Sônia Sóta, A quina da palavra, com Ronaldo Barcelos e Geraldo Evangelista e encerramento com show do cantor fidelense – Vicente de Paula.

Para tanto, a avaliação do evento requer alguns acertos para a próxima edição, haja vista a aprovação pelos participantes cuja organizadora – AFL já demonstrou através de sua presidente Claudia Calomeni – disse que a AFL vai rever as pontuações anotadas, principalmente a data do evento que não irá ser em novembro, e sim no primeiro semestre do ano, por ser uma época cujo clima é mais fresco e sem riscos de fortes chuvas  conforme ocorreram nos últimos dias da primeira edição.

Dentre algumas observações interessantes, chamou a atenção presenciar crianças que  gostam de participar da feira, ou seja, era possível vê-las procurando pelos autores, tocando os livros  e perguntando sobre tal autor. Vale ressaltar a presença especial do escritor carioca e residente em Rio das Ostras, Ubirajara – que trouxe alguns dos exemplares do seu mais novo livro na categoria infantil, cujo título do livro -“Tagarela”.

Além dele, as noites de autógrafos ficaram por conta do lançamento dos livros: Castelos no Horizonte – autor André Barcelos; relançamento do livro Cembó Ibi Curimbada do autor Gustavo Polycarpo; Jaime Coelho – cujo livro foi organizado por familiares do falecido escritor fidelense, tratou-se de uma coletânea de vários poemas e demais escritos do autor falecido. Além destes citados, para encerrar o último dia da FLISF, a noite de autógrafo e conversa com autores ficou por conta de Cecília Mouta com seu segundo livro lançado pela editora Chiado – “É inverno”.

Para concluir, a primeira edição da FLISF contou com o apoio de algumas empresas comerciais da cidade e Prefeitura Municipal de São Fidélis.

Por Nelzimar Lacerda






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740