Destino Cozinha: a arte da gastronomia que conquista fronteiras com Vicente Maia, Cris Gonçalez e Cláudio Guimarães chega a São Fidélis.

9 de fevereiro de 2015

No último fim de semana a Cidade Poema recebeu a visita de um grupo de pessoas da área de gastronomia de outras cidades do estado do Rio e ligadas para participar do encontro “Destino Cozinha São Fidélis” com os chefs Vicente Maia e Cris Gonçalez. Claudio Guimarães, o outro sócio da empresa Destino Cozinha, não pôde estar presente porque reside na Itália.

O grupo ficou hospedado na pousada Beira Rio de sexta a domingo e durante os três dias participaram de passeios à Fazenda da Pedra e um city tour.  No primeiro dia (sexta-feira) o destino do grupo foi no restaurante Peperoncini  para degustação de comidas de boteco com produtos locais e entre os que fizeram parte do menu destacam-se: verrine de salada de lentilha (hortaliças árabes da família Salim Damião), pastel de carne da vovó, pastel de queijo curado pela Coperlasf (indústria de laticínio fidelense), linguicinha da roça produzida pelo “Chico” flambada na cachaça com farofinha de ovo, mini tutuzinho com carne seca, manjubinha “do Paraíba frita”, caximbal frito com molho de alfavaca, tabua de mignon com queijo curado na chapa e chips de aipim, verrine de mousse de requeijão da terrinha com goiabada, verrine de doce leite com paçoca, mini quindim e chuvisco cristalizado.

No segundo dia (07) foi realizado na Fazenda da Pedra um workshop cujo título “Roça Contemporânea” com um  cardápio que constou de: tropeiro de feijão vermelho com crocante de couve e chips de banana da terra, galinha de frango caipira com pesto de alfavaca e tomates assados,  leitão à pururuca com cebolas carameladas na cachaça. E no mesmo dia à noite, no restaurante Peperoncini, a degustação da canjiquinha ragu de costelinha e oficina de caipirinhas com cachaças fidelenses. E no terceiro dia (08) aconteceu a “Panelada do Paraíba” cuja degustação do menu constou de peixes e crustáceos do rio Paraíba em forma  de ensopados e moquecas.

Em se tratando do contexto turismo, a gastronomia é um dos fortes componentes que agrega valores importantes por ser uma forte aliada e  marca expressiva na identidade de um povo. A prova disso foi a antiga ‘Festa da Lagosta’, considerado o maior evento que projetou a cidade de São Fidélis no cenário nacional e internacional. Portanto, essa mostra direcionada que o Destino Cozinha ao trazer à cidade um grupo de pessoas para degustar produtos da terra fez com que demais valores fossem agregados  porque gerou outras oportunidades que esse  mesmo grupo teve: conhecer a história da cidade e pontos turísticos.

Daí a importância do município repensar a sua forma de gestão com base no olhar direcionado sobre o potencial que oferece voltado para o turismo e o qual deixou de ser explorado desde o fim da festa da lagosta, quando, na realidade, poderia ter sido mais bem planejado e gerenciado.

Sendo assim, torna-se plausível essa iniciativa do fidelense Vicente Maia ao pensar estrategicamente por realizar com muita competência ao trazer para São Fidélis o Destino Cozinha. E como há um link importante em relação ao contexto histórico da cidade de São Fidélis ao ter sido fundada por dois frades italianos, considera-se, assim, um bom traço neste destino.  Ainda, o encontro contou também com a participação do poeta fidelense Daniel Dias – que declamou duas poesias para o grupo para dar as boas-vindas a todos.

E Vicente já tem outro projeto em andamento e o qual será realizado no final de maio no feriado de Corpus Christi. Portanto, os fidelenses podem aguardar porque será um evento que fará mais um diferencial e valorização dos valores que se poderão agregar através da gastronomia local.

Como surgiu o Destino Cozinha?

Com o intui de divulgar e apreciar a cultura gastronômica italiana, os chefs Cris Gonçalez, Claudio Guimarães e Vicente Maia criaram, no ano de 2011, na cidade de Niteroi/RJ o projeto “Conoscendo a Itália”. Durante a realização de diversos encontros sobre o tema, os sabores da Itália eram explorados, através da elaboração de pratos clássicos, harmonizações com vinhos e demonstrações de técnicas culinárias, específicas dessa região.

Mas envolvidos por toda essa atmosfera eno-gastronômica, os chefs resolveram criar um novo conceito, que permitisse uma imersão no cenário culinário não só da Itália como também de outros países, entre eles, Brasil, Espanha, França, Portugal e Alemanha. Nasceu, assim, o “Destino Cozinha”, um programa de viagem que consiste em levar grupos para conhecer e vivenciar a verdadeira cozinha em suas origens. O roteiro, que inclui visitas a cidades turísticas, produtores locais, cursos, degustações, tem duração de 5 a 10 dias, nos quais os apaixonados por gastronomia terão o privilégio de desfrutar da típica culinária local e vivenciar a culinária das regiões que irão visitar, através das aulas com chefs locais.  






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740