Empresas recebem certificados por prestação de serviço de utilidade pública numa iniciativa da Associação Cultural Fidelense

27 de fevereiro de 2016

A Associação Cultural Fidelense sob a presidência da jornalista Nelzimar Lacerda, realizou a primeira reunião do ano com os moradores do bairro Vila dos Coroados na última quinta-feira (25) às 19h30, na qual além de outros assuntos importantes e de interesse da comunidade, foram entregues os certificados às empresas parceiras que colaboraram com a compra e pagamento das placas sinalizadoras com os nomes das ruas no bairro.

Foi um marco na história da sociedade civil organizada que a coloca como a primeira entidade dentro do município a promover um projeto no qual foi abraçado por duas empresas – apesar do mesmo ramo de serviço, porém não fizeram questão de estarem juntas numa ação sociocultural e de utilidade pública no que se refere à sinalização e identificação dos nomes das ruas.

O projeto ‘Identifique sua rua, conheça a história do seu bairro’ foi uma ação considerada muito boa porque em época que boa parte das pessoas faz compras pela Internet, mas quando as entregas chegam à cidade é um grande transtorno para as transportadoras porque, na grande parte da cidade e distritos, não há sinalização com os nomes das ruas. As pessoas perdem muito tempo perguntando e procurando saber qual rua é essa e/ou onde fica tal rua. Vale ressaltar que a maioria dos moradores também não sabia o nome das ruas do bairro e com as placas identificativas houve muitos agradecimentos e elogios para a Associação e agradecimentos às empresas que abraçaram esse projeto inédito na cidade e para a comunidade.

Eis um tipo de serviço público que caberia ao município executar, mas, infelizmente, desde a época da gestão do falecido prefeito Benedito Passarinho que a cidade não vê esse serviço ser executado pelo poder público. De modo ainda basta observar nas placas do centro da cidade, onde em várias nem os nomes das ruas constam mais pela falta de manutenção, as mesmas ficaram enferrujadas.

A gestão participativa se desdobra também com esse alicerce das empresas estarem juntas das entidades civis organizadas e que prestam trabalho sério e transparente, fica mais fácil de obterem credibilidade por parte das empresas apoiadoras. Foram também certificados os moradores que ajudaram na colocação das placas em cada esquina, cuja ação foi executada por José Antonio de Oliveira, Wagner Honorato de Oliveira, José Flávio da Silva Felipe e Charles. Todos certificados como amigos do bairro e atuação honrosa  Além destes, o empresário e amigo do bairro – Celsinho Dutra, o jovem Célio Pires Peixoto e o italiano Filippo Giuliani pela grande contribuição na produção de uma série de vídeos aéreos inéditos de toda a cidade, distritos e bairros.

A primeira etapa constou de um total de 20 placas e a segunda será finalizada com mais 16 placas, e assim sendo todas as ruas denominadas estarão identificados. Cada placa com a haste custou 400,00. E as empresas apoiadoras ganharam o direito de terem suas marcas em cada haste, ou seja, propaganda e publicidade de direito.

A cobertura completa da reunião ficou por conta do Jornal Folha da Cidade, através da jornalista Lucia Alonso.

Via redação






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740