Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player




Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/saofi719/public_html/meu_cadastro.php on line 7
Alterar

Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/saofi719/public_html/alterar_cadastro.php on line 8
Nome:
Login:
Senha:
Estado:
Cidade:


banner

banner



banner



banner

banner



Online: 6

Notícias
   
Site











Online: 6
    Data: 15/12/17  às 13:37      

Festa do Divino, Chuvisco e Construção Naval em pauta no Iphan




O conselheiro estadual de Política Cultural (CEPC/RJ), Bruno Costa, esteve nesta sexta-feira (24) na Superintendência do IPHAN no Rio de Janeiro para tratar de patrimônios imateriais do Norte Fluminense. O encontro ocorreu com Mônica da Costa, superintendente do Instituto, além de assessoria técnica.

O representante do Norte Fluminense no CEPC/RJ entregou dossiês contendo histórico, relatos e imagens da Festa do Divino Espírito Santo de São João da Barra, do Chuvisco de Campos dos Goytacazes e da Construção Naval Artesanal realizada na praia de Atafona, litoral sanjoanense, buscando o registro dos bens como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Na ocasião, houve orientação dos procedimentos para entrada do processo a partir da portaria 200, de 18 de maio de 2016, que dispõe sobre a regulamentação do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial – PNPI.

Segundo Bruno Costa, é importante a região ter um estreitamento com o Iphan já que o Norte Fluminense possui bens patrimoniais que necessitam ser salvaguardados. “Estes três bens são fundamentais para a preservação da identidade local e estão ligados diretamente à memoria de nosso povo, assim como tantos outros, necessitam ser preservados”, analisa o conselheiro.

Outro ponto discutido na reunião foi de um escritório técnico na região. Bruno que já vem abordando com Marcus Monteiro, diretor do INEPAC, o mesmo assunto, vê possibilidade de a proposta se concretizar. “Que seja itinerante. A superintendente do Iphan deixou as portas abertas. Vamos buscar uma sala em comum para as duas instituições para que os movimentos culturais possam ter o acesso facilitado”.

Via redação

Imagens: divulgação

 



















Copyright © 2001 - 2018  www.saofidelisrj.com.br | Todos os Direitos Reservados.

   empresa responsável Consultoria RP4 & Comunicação   Registro DRT/RJ nº 29740