Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player




Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/saofi719/public_html/meu_cadastro.php on line 7
Alterar

Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/saofi719/public_html/alterar_cadastro.php on line 8
Nome:
Login:
Senha:
Estado:
Cidade:






banner

banner

banner

banner

banner



Online: 5

Notícias
   
Site











Online: 5
    Data: 07/12/17  às 22:29      

Por dentro da história com Evando Freitas: Conheça a história de Cambiasca




Em face da nossa produção e ampliação do acervo digital que possa servir a todos que acessam a página da revista SF RJ, trago para vocês mais uma vez, um pouco da história de uma das localidades mais antigas de São Fidélis, Cambiasca. Aproveito a data festiva de Nossa Senhora da Conceição (08/12) padroeira da localidade.

Portanto, para todos aqueles acompanham minha coluna, um artigo inédito, falando somente dessa importante localidade, que tirando a sede do município era a mais promissora da região do que hoje chamamos de São Fidélis, e acredite estou me referindo de Cambiasca (na época Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Ponte Nova).

Histórico

A origem da freguesia começa por uma localidade chamada atualmente de Colônia. Pela provisão de 05 de abril de 1854 foi criada da colônia do Valão dos Veados um curato eclesiástico, reconhecido no ano seguinte pelas autoridades, sendo elevado  a freguesia em 17 de outubro de 1857, com o nome de São João Batista do Valão dos Veados (atual Colônia).Não sendo tão prospero o arraial, e com a construção de um ponte ligando a freguesia de São João de Leonissa a então freguesia de São Fidélis, a sede da Freguesia deixou de ser no Valão dos Veados sendo transferida para o arraial da Ponte Nova, passando a ser denominada Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Ponte Nova, reconhecida em 24 de dezembro de 1864, com grandes fazendas de produção de cana e café.

Fazendas mais importantes da época:

Nome e proprietário

•          Ipituna - Octávio Honório de Faria

•          São Tomé - Major cândido José de Magalhães Garcez

•          São Joaquim – D.Maria Dias

•          Recreio- Coronel José Peixoto de Oliveira Sousa

•          Boa Esperança- XX

•          Pouso Alto -XX

Na época o território da freguesia contava com mais de 5.000 pessoas livres e escravas, hoje esse território que corresponde ao 4º e 5º distrito, Colônia e Cambiasca respectivamente é de 5502 (censo 2010), ou seja depois de mais de 150 anos depois a população não cresceu quase nada. Denominado Arraial de Ponte Nova desde 1911, o lugar passou a ser distrito de São Fidélis a partir de 1938 com o nome de Ponte Nova. Pelo decreto-lei estadual nº 1056, de 31-12-1943, o distrito de Ponte Nova passou a denominar-se Cambiasca, por um pedido da população, pois já havia um lugar chamado Ponte Nova, sendo melhor escolher um nome que diferencia-se, escolheu-se então o sobrenome de um dos maiores catequizadores da Região, Frei  Victório de Cambiasca.

Até hoje os moradores do distrito não perderam o antigo costume de  falar que vai na “Ponte Nova” - ainda permanece na forma de falar das pessoas, mantendo parte da cultura local preservada. Cambiasca foi à única das freguesias da região que não prosperou, e pelo contrário só perdeu população. A localidade já teve grandes fazendeiros, exposições artísticas, festas de grande porte, até padre morando, porém com o tempo foi declinando, hoje vive basicamente da agricultura e pecuária.

Espero que tenham gostado e aproveito para convidar a todos para acessarem  acessando a minha coluna que já se encontra disponível na home page do site denominada coluna historiador. Até mais!

Por Evando Freitas

Referências

Almanaque de Campos

Site São Fidélis RJ

CARNEIRO, Aurênio Pereira. História de São Fidélis. Niterói: Imprensa Oficial, 1988, 

 























Copyright © 2001 - 2018  www.saofidelisrj.com.br | Todos os Direitos Reservados.

   empresa responsável Consultoria RP4 & Comunicação   Registro DRT/RJ nº 29740