Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player







Notícias
   
Site












Festival de Poesia Falada de São Fidélis




O primeiro Festival de Poesia foi realizado em 03 de Julho de 1961, e era denominado Festival de Poesia Fidelense, visto ter sido criado e realizado pela antiga Associação Cultural Fidelense, que, apesar do pouco tempo de atividades desenvolvidas na cidade, sua diretoria era composta por José Theophilo Machado (presidente); Antônio Augusto de Assis (vice-presidente); Lair Dias (tesoureiro); Walter Simão (secretário); Conselheiros: dr. Jacy Rodrigues Seixas, José Francisco Salles e Silmar Barcelos Pontes. Ou seja, percebe-se que, na época, a maioria dos membros desse movimento cultural, era formada de poetas e escritores.
Em 1961, o festival foi realizado de 17 a 24 julho, ampliando-se assim o número de dias, devido a expressiva quantidade de poesias inscritas, e contou com as presenças dos ilustres poetas J.G de Araújo Jorge (neto de fidelense), Luiz Otávio, Geir Campos e Nancy Maitre.

Considerado um dos eventos importante do calendário cultural do município, tendo em vista o topônimo que a cidade ganhou na década de 30, pelo poeta e escritor, Sílvio Pélico de Miranda, que a denominou como “Cidade Poema”, por conta das belezas naturais e do grande número de poetas e seresteiros existentes, bem como na mesma época em que publicou a poesia – “Floreio Histórico”.
José Xavier de Almeida; atas,
Do teu traçado a flor poema; Ypuca
Linda, que a lágrima sangrou; oblatas,
Da fé sublime de Angello de Lucca.
Fulge o intelecto e o Templo, avilta; arriba,
Em pedestal de glória. Chora vasca,
O tempo... Mas... é flor do Parahyba.
O sonho de Victorio de Cambiasca.
Luzeiro do urbanismo – o grande Almeida,
Foi Virgílio, traçando a sua Eneida.
Imitou o estatuário Praxistelles;
Nesta Vênus de Milo, Deus se inspira,
E engasta a Joia num céu de safira,
A Cidade Poema – São Fidélis.

A partir da década de 90, o festival de poesia deixou de ser realizado, cuja tentativa de retorno, aconteceu por volta de 1999, quando o falecido poeta Antônio Roberto Fernandes, à frente do Departamento Municipal de Cultura, no cargo de diretor, realizou o evento. Porém, o emplacamento desse retorno só acontece mesmo a partir de 2010, foi quando o evento passou a ser realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, a qual agregou estilo e requinte, com performances literárias apresentadas por atores amadores e escritores, além das participações de músicos da MPB. E tudo realizado em praça pública, daí sua nova denominação – Festival Aberto de Poesia Falada, que passou a atrair participações de poesias inscritas de autores de várias cidades do Brasil e do exterior, sendo realizado no mês de setembro e em dois dias.

































Copyright © 2001 - 2017  www.saofidelisrj.com.br | Todos os Direitos Reservados.

   empresa respons√°vel Consultoria RP4 & Comunica√ß√£o   Registro DRT/RJ nº 29740