Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player







Notícias
   
Site












Curato de São Fidélis


Curato - (Do latim "curatu"): Habitação do Cura - Cargo ou dignidade do Cura - Povoação pastoreada eclesiasticamente por um Cura. Pizarro, em "Memórias de São Fidélis", registra o documento do bispo do Rio de Janeiro, d. José Caetano da Silva Coutinho, datada de 23 de novembro de 1812, que termina com a seguinte declaração:

"Provisão, em que V. Exma. Revma., há por bem nomear ao Revmo. Pe. Missionário frei Victório de Cambiasca, capelão Curado do distrito eclesiástico em duas porções de territórios das margens do Rio Parahyba do Sul, das duas Freguezias continuantes de São Salvador e de Santo Antônio de Guarulhos, e o mais que nella se declara; Para V. Rvma. ver e averiguar."

No ano de 1824, pela Resolução de 3 de fevereiro, foi o Curato de São Fidélis anexado à "Freguezia de Cantagalo". Porém, no ano seguinte, 1825, foi tornada sem efeito a referida resolução, voltando São Fidélis a pertencer à Freguesia de São Salvador dos Campos dos Goitacazes.

Mais tarde recebeu o então Arraial de São Fidélis de Sygmaringa novamente a denominação de Curato, em 13 de novembro de 1838, dada pelo mesmo bispo d. José Caetano da Silva Coutinho, que exarou o seguinte despacho: "Passe provisão de capelão cura ao Rvmo. Padre Missionário - frei Victório de Cambiasca, por toda sua vida, no distrito das duas. Freguezias de São Salvador e de Guarulhos que ficam nas margens do rio Parahyba."

Autor: Aurênio Pereira Carneiro.
























Copyright © 2001 - 2017  www.saofidelisrj.com.br | Todos os Direitos Reservados.

   empresa responsável Consultoria RP4 & Comunicação   Registro DRT/RJ nº 29740