Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player







Notícias
   
Site












Maio


1808
- Dia 13 - Foi fechada a Igreja do Rosário (Igreja dos pretos) por estar em ruínas. Dela foram retiradas todas as imagens sendo a de São José de Leonissa levada em procissão, para a Freguezia de São José de Leonissa em Itaocara.

1811
- Dia 26 - Após muitos sofrimentos faleceu Frei ângelo Maria de Lucca um dos Capuchinhos fundadores da Aldeia de São Fidélis de Sigmaringa, em 1781.

1815
-Visitou São Fidélis, o Príncipe Wied-Neuvick da Alemanha, para observar os costumes dos índios Coroados e Purys.

1890
- Dia 5 - Nasce o grande cientista Fidelense - Dr. Genésio Pacheco em Pureza antigo distrito de Timbó. Um dos mais eminentes Bacteriologistas brasileiros, sendo condecorado como Cavalheiro da Ordem, do Mérito Médico no Grau de Grande Oficial. Pesquisador consagrado do Instituto Osvaldo Cruz no Rio de Janeiro e do Instituto Biológico de São Paulo.

1924
- Foi fundado o primeiro Grupo de escoteiros de São Fidélis no dia 3, pela Loja Maçônica Auxilio a Virtude, tendo como Venerável o Ex-Prefeito José Vicente Carneiro.

1927
- No dia 15 de maio foi ordenado o primeiro sacerdote Católico fidelense - Padre Augusto José de Assis Maia, mais tarde Monsenhor.

1929
- O Deputado Estadual fidelense Gomes Berriel, no dia, 20 de maio chegou a São Fidélis para tratar da Divisão Eleitoral do Município.

1930
- Dia 3 - Foi inaugurado o Instituto Fidelense, estabelecimento educacional com cursos, primário, secundário e comercial.

1939
- O jornal "A Lucta", lança um concurso - "Qual nome para sua cidade" entre os nomes mais votados venceu o Cidade Poema.

1939
- Dia 13 - Inaugurada a primeira linha de ônibus de São Fidélis para capital do Estado (Niterói). Empresa Viação América, com os seguintes preços: São Fidélis/Niterói (vinte e nove mil reis), São Fidélis/Friburgo (dezoito mil reis) saída de São Fidélis às 5 horas e chegada a Niterói às 16:30 horas.

 

Junho

1822
- A Marqueza de Paiva, hospedou-se na Fazenda de São Benedito, na época de propriedade, do Sr. Antonio Manuel de Souza, pai do Sr. João Manoel de Souza mais tarde Barão de Vila Flor. A distinta dama pertencente a nobreza, veio conhecer as aldeias dos índios Coroados e Purys.

1883
- O jornal - A Sentinela órgão do Partido Liberal em São Fidélis, surge no dia 14 de junho, competindo com o jornal da Comarca fundado em 1882.

1875
e 1889 - S.S. A.A. O Conde D'Eu e a Princesa Imperial D. Izabel Louis Phillipe Ferdinando Gaston D'orleans - Conde D'Eu e sua esposa a Princesa Izabel - Izabel Cristina Leopoldina Michaela Gabriela Gonzaga de Bragança, Condessa D'Eu, visitaram São Fidélis, ,em 12 de junho de 1875 e 9 de junho de 1869.

1843
- Pela Lei Provincial de n? 296 de l? de junho foi elevado a categoria de Freguezia o Curato de Santo Antonio de Pádua pertencente a São Fidélis.

1883
- Nos dias 23 e 26 de junho realizaram-se as 4? e 5? visitas (sendo essas as últimas) de S. M. D. Pedro II a São Fidélis. O Imperador no dia 25 inaugurou a energia elétrica na primeira cidade da América do Sul - Campos. Faziam parte da comitiva Barão e Baronesa Nogueira da Gama, Conselheiro Afonso Penna, Ministro da Agricultura, Dr? Mota Maia, Comendador Malvino Reis Teixeira Junior, Dr. De voto Conselheiro Olegário, jornalista inclusive o representante do Courrier Internacional.

1914
- Dia 4 de junho nasce o grande jurisconsulto Dr. Eliasar Rosa, na localidade de Tabua - 3? distrito - S. Fidélis - RJ. Além de vários cargos de importância, foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Estado da Guanabara.

1924
- Dia 29 de junho nasceu em Ernesto Machado, o fidelense Rubens Rangel - Governador do Estado do Espírito Santo, onde também exerceu outros cargos de destaque.

1904
- No dia 24 de junho nasceu em Colônia - 4? Distrito de São Fidélis, o Professor, Escritor João Baptista Panisset Sobrinho que foi Diretor do Instituto Grambery e Instituto de Educação de Juiz de Fora ? MG; Membro do Instituto Histórico e Geográfico e autor do livro Menina da Venda. - romance.

 

Autor: Aurênio Pereira Carneiro.
























Copyright © 2001 - 2017  www.saofidelisrj.com.br | Todos os Direitos Reservados.

   empresa responsável Consultoria RP4 & Comunicação   Registro DRT/RJ nº 29740