Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player







Notícias
   
Site












Março


1850
- No dia 21 de março, o Curato de São José de Leonissa da Aldeia da Pedra pertencente a São Fidélis, foi elevado a categoria de Freguezia, a referida Vila de São Fidélis.

1854
- Um grupo de franceses, se estabeleceu na área hoje pertencente ao Distrito de Colônia, sendo o arraial elevado a categoria de Curato Eclesiástico.

1855
- Dia 5 de março instalação da Câmara Municipal da Vila de São Fidélis criada pela lei provincial de nº 503, de 19 de abril de 1850, após a construção do prédio pelo povo. No referido prédio no andar superior funcionava a Câmara e no andar térreo funcionava a Cadeia. O prédio foi reformado em 1971 pelo Prefeito Humberto Lusitano Maia, para instalação da atual Prefeitura.

1862
- Foi construída a ponte de madeira sobre o rio Dois Rios pelos fazendeiros Senhores José da Silveira Freitas e José Cardoso da Silva após autorização do Imperador D. Pedro II, podendo os referidos fazendeiros cobrar uma taxa de passagem, durante 30 anos. (Acreditamos ter sido o primeiro pedágio cobrado na Província do Rio de Janeiro).

1865
- Pelo Vapor Galgo na Avenida Voluntários da Pátria no dia 12 às 13 horas, do Porto existente na Avenida Voluntários da Pátria (Beira-Rio) os primeiros Voluntários Fidelenses para Guerra do Paraguai sob intensa vibração do povo que cantava o Hino Nacional.

1888
- No dia 18 de março o fidelense Dr. Laurindo Pitta, que foi Governador da Província do Espírito Santo e Deputado Federal - Senador da Província do Rio de Janeiro, acelera a Campanha Abolicionista em São Fidélis, juntamente com o Cônego Joaquim Jorge Pereira Guaraciaba e o jornalista de nacionalidade portuguesa Alberto Veiga do jornal aqui publicado denominado A Gazeta da Comarca.

1931
- Dr. Rui Seixas Engenheiro civil fidelense, formado no Mackenzie College em São Paulo no dia lº de março, faz o lançamento do seu livro - "O Nosso Progresso", nosso conterrâneo é escritor e poeta.

1894
- No dia 3 - Dr. Salomão Luiz Ginsburg - Missionário polonês fundou a primeira Igreja Batista em São Fidélis.

Abril

1785
- No dia 24 de abril foi inaugurada a primeira Igreja de São Fidélis de pedra e cal (M. F. Anais F. pág. 187), denominada Igreja do Rosário e conhecida como "Igreja dos pretos", no local onde atualmente funciona o auditório do Colégio Estadual de São Fidélis.

1809
- No dia 23 de abril foi inaugurada a IGREJA MATRIZ DE SãO FIDéLIS, construída pelos frades capuchinhos Frei ângelo de Lucca e Frei Victório de Cambiasca com a ajuda dos proprietárias da região e mão de obrados índios Coroados .

1840 - Foi criada a paróquia de São Fidélis e, a aldeia foi elevada a categoria de Freguezia (oficializada em ........29.09.1799), do Município de Campos dos Goitacazes, por força da Lei nº 177.

1847
- Dia 12 - A Freguezia de São Fidélis no Município de Campos dos Goitacazes recebe pela primeira vez, a visita de S. M. o Imperador D. Pedro II e da Imperatriz D. Thereza Cristina (filha do Rei das Scicílias Francisco I). Nesta ocasião o imperador prometeu elevar a Freguezia de São Fidélis à categoria de Vila.

1850
- Dia 19 - A Freguezia de São Fidélis, no município de Campos dos Goitacazes foi elevada à categoria de Vila, compreendendo ainda a Freguezia, de Santo Antonio de Pádua e o Curato da Aldeia da Pedra (Itaocara). No entanto, a Câmara da Vila só foi instalada após a construção da Câmara e da Cadeia e da aprovação do edita1 de 29 de janeiro de 1855.

1902
- Dia 17 - Nasce o escritor-poeta-pintor e jornalista SEBASTIãO FERNANDES, autor de 27 livros tendo recebido o "Prêmio Machado de Assis", com o livro CUITé. Foi cronista da "Revista da Semana" do Rio de Janeiro, lugar onde reside.

1926
- Dia 06 - Foi fundado em São Fidélis o Centro Espírita "José de Castro" que teve no cidadão Luiz Machado, um dos seus principais dirigentes.

1966
- Dias 15/19 - Foi realizada a 1? Exposição Agropecuária do Município de São Fidélis, promovida pelo Ministério da Agricultura, Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro e pela Prefeitura Municipal de São Fidélis.

 

Autor: Aurênio Pereira Carneiro
























Copyright © 2001 - 2017  www.saofidelisrj.com.br | Todos os Direitos Reservados.

   empresa responsável Consultoria RP4 & Comunicação   Registro DRT/RJ nº 29740