Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player







Notícias
   
Site












Os Coroados e os Puris


Debret afirmava: "Estas duas nações nada mais são que fragmentos da grande raça dos Tapuias, que se unem para fazer guerra aos Puris, que os perseguem sem cessar, embora sejam de origem comum."

Os Coroados , como já foi revelado, se localizavam na Gamboa, hoje "Bairro Coroados", onde chegaram os capuchinhos em 1781. Usavam como arma o arco e a flecha. As flechas não eram "envenenadas". Viviam da caça e da pesca.

Já com alto grau de civilização, prestavam excelentes trabalhos nas construções (inclusive na Igreja de São Fidélis, construída em 1809).

Debret, que visitou o Brasil em 1816, afirmou que "o nome genérico da nação Puri tem sua origem na língua dos Coroados e quer dizer audaz ou bandido, nomes dados pelos Coroados, por causa da guerra contínua que lhe moviam". Os índios Puris não usavam nenhuma vestimenta, nem mesmo em estado de civilização.

Alimentavam-se de caça e comiam carne assada bastante tostada.

Os Puris se localizavam à margem esquerda do rio Paraíba do Sul, na região do atual distrito denominado Ypuca (2.° distrito de São Fidélis).

        O primeiro contato do capuchinho frei Angello Maria de Lucca com os índios Puris aconteceu na fazenda do capitão Carneiro Leão no dia 30 de julho de 1788.

A última notícia que se teve dos Puris foi a presença dos mesmos às margens do rio Muriaé, após a epidemia de varíola, que dizimou quase toda tribo.

Autor: Aurênio Pereira Carneiro.
























Copyright © 2001 - 2017  www.saofidelisrj.com.br | Todos os Direitos Reservados.

   empresa responsável Consultoria RP4 & Comunicação   Registro DRT/RJ nº 29740