Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player







Notícias
   
Site












A Paisagem


São Fidélis possui um relevo bastante movimentado. Tem poucas planícies, localizado na encosta da Serra do Mar que faz parte do Planalto Atlântico.

As áreas montanhosas do município são as Serras do Itacolomi, a da Bandeira ou Macaco (também chamada Caconda), São José, Rio Preto, Mocotó, Salina, Moribeca, Sapateiro, Bela Joana, Santa Maria, São Benedito, Onça, Colégio, Providência e Palmeiras.

O maior rio que corta o município é, sem dúvida, o Paraíba do Sul. Em seu território possui também os rios Colégio e Dois Rios. Alguns riachos como: Macapá, Tange, Grumarim, Esperança, Vargem Grande, Engenho D'água, Vinhático , São Luís, Taquara e Tabuinha.

O clima é tropical quente e úmido, com estação chuvosa nos meses de primavera e verão, e estação seca nos meses de outono e inverno. Nos últimos anos, percebe-se não apenas em São Fidélis, mas em toda a região, um aumento contínuo da temperatura provocada por duas práticas muito comuns entre os trabalhadores rurais e madeireiros: o desmatamento e as constantes queimadas.

As características principais da vegetação são as florestas e campos limpos. As florestas são densas, com grande diversidade de espécies situadas principalmente nas áreas serranas; os campos limpos nas planícies ( vale a lembrança de que esses campos limpos não são nativos, é uma construção cultural dos homens ).

O Solo

Foi assim classificado o solo do município de São Fidélis:

34,4 km2 - Latosólico Vermelho Podzólico; 195 km2 - Latosólico Alaranjado Podzólico: 67,6 km2 - Solos Hidromórficos.

Os solos que constituem essa unidade apresentam na maioria dos casos o gnaisses como rocha matriz, sendo no entanto relacionado usualmente o quartzo diorito.

Também poderão ser encontradas rochas matrizes, tais como gnaisses charnoquitico, condito e alcaligranito.

A maior parte dos solos apresenta acidez um tanto elevada, estando relacionados entre os de acidez forte para moderado, com o Ph (potencial de hidrogênio) variando entre 4,7 e 5,6. Há necessidade de uma calagem, com 750 a 1.130 km de calcário por hectare, para correção dos mesmos.

Para os solos dessa unidade, um fator que não pode ser esquecido é o problema da erosão em regiões que o relevo varia de ondulado a forte ondulado, como na região de serra.

A Produção Agrícola

O município de São Fidélis é policultor, sendo suas principais culturas: cana-de-açúcar, arroz, milho, banana, algodão e goiaba.

A fruticultura, a olericultura (cultura de legumes), a floricultura e a silvicultura deverão se instalar na região da serra, considerando as condições ótimas ali existentes para produção de frutos das espécies denominadas européias, produção de hortaliças, de flores e de essências florestais. São Fidélis, no passado um dos maiores produtores de café, na região Noroeste, poderá desenvolver novamente essa cultura nas terras localizadas no Itacolomi, Bela Joana e Mocotó.

O município produz ainda: mandioca, abóbora, fumo, amendoim, banana, laranja, coco, pinha, pêssego, uva, manga, etc.

Produção Mineral

Embora algumas publicações registrem a existência de ouro, platina e zircônio no solo fidelense, nós preferimos relacionar apenas os minerais cujas amostras possuímos, coletadas em várias partes do município, em jazidas ainda não exploradas tecnicamente: calcário, cristal de rocha, berilo, malacacheta, feldspatho, manganês, água-marinha, ametista, caolim e grafita com 96% de carbono, que já foi explorada, durante algum tempo, no período da última guerra mundial. águas minerais já analisadas e não exploradas: "Santa Catarina", "Santa Helena": (magnesiana carbonatada) e "Alecrim". Todas as nascentes estão próximas da sede do município.

Fontes:

Boldrini, Julio e Sylvia Petrucci.São Fidélis, Coleção Conhecendo.

Carneiro, Aurênio Pereira. História de São Fidélis. Imprensa Oficial, 1988.
























Copyright © 2001 - 2017  www.saofidelisrj.com.br | Todos os Direitos Reservados.

   empresa responsável Consultoria RP4 & Comunicação   Registro DRT/RJ nº 29740