Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player







Notícias
   
Site












Distritos


1º Distrito - São Fidélis (cidade)

Em homenagem ao frade capuchinho Fidélis de Sygmaringa (anteriormente o advogado Marcus Roy), nascido no Condado de Sygmahngenn, na Alemanha, mártir da igreja Católica, trucidado pelos calvinistas e canonizado em 29 de junho de 1746.

2º Distrito - Ipuca

Ypuca é a palavra de origem tupi-guarani, que significa buraco no igapó; igapó é trecho de mata inundado, pantanoso. Os índios que habitavam o lado do Norte (como é também conhecido Ypuca), próximo à área onde se edificou a Igreja de São Sebastião. No morro do mesmo nome, existia um pantanal dentro da floresta, pela entrada das águas do rio Paraíba do Sul (como ainda ocorre), em época de enchentes, e pelo represamento do valão.

3º Distrito - Pureza

Nos dicionários encontramos: "Qualidade do que é puro, do que não tem mistura, qualidade do que é isento de corrupção, ausência de máculas morais, inocência, elegância, correção, firmeza, nitidez, perfeição, vernaculidade, ausência de contaminação. Pureza é tudo isso; no entanto; o topônimo Pureza - Vila de Pureza é referente à espécie botânica, uma planta que cobria grande área ali existente, usada pelos índios, e antigos habitantes, como remédio. Planta da família das Liliáceas, é a Ypuca Gloriosa, comumente chamada de "Vila de Pureza". O antigo distrito denominava-se Timbó (Teplrosia toxicaria), planta utilizada pelos índios para intoxicar os peixes, criado em 1911. o Decreto de n.nº 641, de 15 de dezembro de 1938, estabeleceu a nova denominação Pureza.

4º Distrito -? Colônia

Anteriormente, o 4nº distrito denominava-se Dois Rios, criado em 1911, tendo a sua sede no povoado de Colônia. No quadro anexo ao Decreto-Lei Estadual n.º 392-A, de 31 de março de 1938, foi estabelecido que o antigo distrito de Dois Rios passaria a denominar-se Colônia. O topônimo Colônia prende-se ao fato de ter se instalada na localidade, denominada Freguesia de São João Baptista do Valão dos Veados, uma colônia de franceses, no ano de 1854.

5º Distrito - Cambiasca

Cambiasca, antiga Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Ponte Nova, tem o seu topônimo em homenagem ao capuchinho Frei Victorio de Cambiasca, um dos fundadores da antiga aldeia dos índios Coroados (Aldeia de São Fidélis de Sygmaringa), em 1781, mais tarde Capela Curada, Curato, Freguesia, Vila e Município.

6º Distrito - Ernesto Machado

Com áreas desmembradas dos 1nº e 2º distritos, respectivamente São Fidélis e Ypuca, em 29 de outubro de 1968, foi criado por ato do governador Geremias de Mattos Fontes o distrito de Ernesto Machado (ato não revogado). O topônimo Ernesto Machado é uma homenagem ao engenheiro responsável pela construção da estação da Estrada de Ferro Leopoldina Railway.

 
























Copyright © 2001 - 2017  www.saofidelisrj.com.br | Todos os Direitos Reservados.

   empresa responsável Consultoria RP4 & Comunicação   Registro DRT/RJ nº 29740