Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player







Notícias
   
Site












Carnaval


Breve resumo histórico dos carnavais fidelenses.

O carnaval de São Fidélis já foi considerado um dos mais movimentados da região, no século passado. Entre os blocos que se destacaram vale ressaltar “Os Marinheiros” e as “Magnólias” que, por muitos anos, desfilaram pela avenida, sendo este último, até o meado da década de 80. Ainda assim, o carnaval de rua era também incrementado pelos famosos Blocos das Mulinhas e do Boi (do Seu Filinho Paciência) e Bloco do “Zé da Égua”. Depois destes, outros blocos foram surgindo e ganharam destaques pela sua irreverência e criatividade, como por ex., o “Bloco do Prazer” que era comandado por Batatinha que, a cada ano, apresentava um carnaval com temas satíricos na avenida. Por bom tempo, o bloco agitou os carnavais da cidade.

Atualmente, há registro dos seguintes Blocos: Os Químicos, Bloco Beijo Beijo, Bloco Sai da Minha Aba, Bloco São FIFLA, Bloco dos Mendigos, Bloco do Trem que Vem, Bloco Algodão Doce, Bloco Galo da Madrugada, Bloco Piranhão, Bloco do Boi Goró, Bloco Boi Carinhoso, Bloco Toma no Boi, Bloco dos Sem Destino, Bloco Bal Masquê, Bloco dos CaiXaceiros e Bloco Nós Concentra mais não Sai.

Ainda, em relação às escolas de samba, o município contou com as tradicionais agremiações que, com o passar dos anos, foram desativadas as agremiações: Escola de Samba Unidos dos Careca e Escola de Samba Pouca Birita, restando, na atualidade, a tradicional Grêmio Recreativo Escola de Samba União S. Vicente, G. R. Escola de Samba Unidos dos Coroados, G. R. Acadêmicos da Ipuca e G. R. Escola de Samba Unidos do Parque Tinola e Unidos de Pureza, sendo que estas últimas participaram apenas de dois carnavais e a partir do ano de 2008, não desfilaram mais.

Além dos desfiles de blocos e das três escolas de samba em atividade atualmente, o município investe também nos bailes de matinês para o infanto juvenil com apresentações de bandas para animar as tardes de carnaval, eleição da “boneca” ou musa gay, rainha e rei momo, baile da melhor idade com a participação de todos os idosos que frequentam o Centro Social da Terceira Idade.

Em geral, a maior parte do apoio às agremiações de blocos e das escolas de sambas, é concedido pela Prefeitura Municipal a partir da liberação de verbas para que as compras de materiais sejam feitas, da mesma forma que os valores têm de ser comprovados por todos os grupos que recorrem à prefeitura, bem como somente os registrados com documentação legalizada, são aptos a receberem tal apoio financeiro.
Ressalte-se que a escola de samba que mais venceu o carnaval nos últimos 10 anos, foi a Unidos dos Coroados, tendo sido campeã por seis vezes.



































Copyright © 2001 - 2017  www.saofidelisrj.com.br | Todos os Direitos Reservados.

   empresa respons√°vel Consultoria RP4 & Comunica√ß√£o   Registro DRT/RJ nº 29740