Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player







Notícias
   
Site












Solar do B. de Vila Flor





Praça Guilherme Tito de Azevedo, nº 135. Cento. São Fidélis - RJ. CEP 28 400 000 - Tel.: (0xx22) 2758-6829 Datado de 1847, foi construído para atender aos interesses particulares do então fazendeiro João Manoel de Souza, que almeja um título de nobreza que só conseguiria através do Imperador Pedro II. A construção do Solar oportunizou a visita do Imperador que elevou o Curato à Vila de São Fidélis. O prédio que foi doado a municipalidade em 1957, é o local onde funciona a Biblioteca Municipal Corina Peixoto de Araújo. O local ainda conta também com um Anfiteatro anexo.

O Solar do Barão de Vila-Flor, localizado defronte à Praça Guilherme Tito de Azevedo, em rua pavimentada, tem seu entorno composto pelo casario urbano da cidade. Sua construção data de meados do século XIX, com data de 1847, em relevo, na sua fachada frontal. O Solar pertenceu ao Barão de Vila-Flor, João Manoel de Souza, considerado próspero habitante da região e um dos impulsionadores da economia do município.

Segundo informações locais, D. Pedro II hospedou-se no Solar nos anos de 1878 e 1883. No interior do Solar ainda são encontrados elementos do mobiliário original, além de pequeno acervo de objetos, quadros e livros que pertenceram ao Barão de Vila Forte e outras ilustres personalidades do município. Atualmente, abriga o Museu Histórico do Município – Memorial “Terra de Luz”, Biblioteca Municipal e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. VISITAÇÃO: De segunda a sexta-feira das 08:00 às 17h horas.

www.turisrio.rj.gov.br
























Copyright © 2001 - 2017  www.saofidelisrj.com.br | Todos os Direitos Reservados.

   empresa responsável Consultoria RP4 & Comunicação   Registro DRT/RJ nº 29740