Por dentro da história com Evando Freitas: conheça a história de Tabua localizada no 3º distrito em Pureza

1 de abril de 2018

Na retomada sobre os trabalhos de pesquisas que têm sido apresentados pela revista eletrônica São Fidélis RJ, a respeito dos históricos sobre bairros e distritos do município, hoje trazemos para conhecimento de todos os leitores deste veículo um pouco do contexto histórico sobre a localidade de Tabua.

Tábua é uma localidade do 3º distrito (Pureza) de São Fidélis. A origem do nome tem seu sentido construído a partir do nome de uma planta, da família das Thyphaceas, sendo o seu nome cientifico Thypha dominguensis, própria dos terrenos pantanosos, que era comumente utilizada para fabricar esteiras. A planta é hoje vulgarmente conhecida por Taboa.

Alguns relatos afirmam, embora não haja fontes escritas, que a região não era habitada. Porém, moradores antigos da vila afirmam que lá naquela localidade, no período da colonização, havia índios, apesar de não saberem indicar de qual etnia eram. Nesta região a colonização teve inicio com fazendeiros de café e arroz, e de plantações diversas, mas seu desenvolvimento ocorreu mesmo com a chegada da religiosidade.

Tábua: uma evangelização diferente

Ao contrário de quase todas as comunidades de São Fidélis da época, como Colônia, Cambiasca e Valão dos Milagres, a vila de Tábua não teve inicialmente presença da igreja missionária católica. A primeira evangelização que ocorreu nas proximidades foi feita por missionários batistas. Em 9 de novembro de 1912 chegaram batistas de Italva, na época Igreja Batista de Monção, junto com missionários americanos, que consistiam num total de 46 membros, na presença de vários pastores da região a Igreja de Tabua foi fundada.

No início, os membros da Igreja se reuniam debaixo de uma árvore num local chamado “Sossego”, que ficava perto da atual comunidade, onde reinavam as grandes plantações e a zona rural era cheia de moradores, chegando a ter mais de 500 membros. Em 2012, a Igreja pioneira da região completou 100 anos de existência.

Esta é a quarta igreja batista mais antiga de São Fidélis, e por essa igreja passaram muitas pessoas e muitos pastores. Porém, na história dessa região ganha destaque o Pastor Salvador Borges, que pastoreou a comunidade por 55 anos e é em sua homenagem a Vila passou a ser chamada Vila Salvador Borges.

Já a Igreja Católica só chegou à região por intermédio de um dos fazendeiros, que doou um pedaço de terra para que nesse local fosse construída uma Igreja dedicada a São Sebastião. Esta foi construída em 1928, ou seja, após 16 anos da chegada dos batistas.

Por Evando Freitas – professor e historiador






www.saofidelisrj.com.br | Copyright 2001 - 2024 todos os direitos autorais reservados
Jornalista responsável Nelzimar Lacerda | Registro profissional DRT/RJ 29740